Dexametasona contra a Covid-19: boa notícia que pede cautela
Finalmente uma boa notícia na luta contra o coronavírus! Pesquisadores britânicos divulgaram um estudo, ainda não publicado em periódicos científicos, com os excelentes resultados do uso da dexametasona no tratamento de formas graves de Covid-19.
A dexametasona é um corticoide (mais especificamente, um glicocorticoide), já encontrado no mercado e que se mostrou capaz de reduzir significativamente o risco de morte em pessoas entubadas ou mesmo necessitando de oxigênio sem necessidade de entubação.
O racional é o seguinte: a reação inflamatória de alguns pacientes diante do coronavírus é tão agressiva que chega a ser tão ou mais deletéria que a infecção em si. É essa resposta fora de proporção do organismo que leva tantos casos às formas mais graves de Covid-19, fenômeno conhecido como tempestade inflamatória.
A dexametasona abranda a tempestade e permite que o organismo se recupere mais facilmente. No estudo, a medicação era usada na forma injetável ou via oral caso o paciente tivesse condições de engolir o comprimido.