Inclusão de novas reações adversas na bula do medicamento Riscard® (ranolazina)
A Gerência de Farmacovigilância informa que, por solicitação desta gerência, novas reações adversas foram incluídas na bula do medicamento Riscard® (ranolazina).
Cardíacas: frieza periférica, prolongamento QT.
Ouvido e Labirinto: deficiência auditiva.
Desordens Gerais: fadiga.
Oculares: distúrbio visual, diplopia.
Gastrintestinais: flatulência, desconforto estomacal, pancreatite, duodenite erosiva, hipoestesia oral.
Hepática: aumento das enzimas hepáticas.
Exames Laboratoriais/Investigações: aumento da creatinina sanguínea, intervalo corrigido prolongado do intervalo QT, aumento da contagem de plaquetas, aumento da contagem de glóbulos brancos, diminuição de peso, níveis elevados das enzimas hepáticas.
Metabolismo e Nutrição: desidratação.
Tecido Musculoesquelético e Conjuntivo: dor nas extremidades, cãibras musculares, inchaço das articulações.
Sistema Nervoso: letargia, hipoestesia, sonolência, tontura postural, amnésia, nível de consciência deprimido, perda de consciência, coordenação anormal, distúrbio de marcha, parosmia.
Psiquiátrica: ansiedade, insônia.
Sistema reprodutivo: disfunção erétil.
Respiratório: fibrose pulmonar, tosse, epistaxe, aperto na garganta.
Pele e tecido subcutâneo: dermatite alérgica, urticária, suor frio.
Vascular: rubor.
A nova bula do medicamento encontra-se disponível no portal da Anvisa e pode ser consultada acessando o bulário eletrônico da Anvisa (disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/bulario-eletronico1).
A notificação espontânea constitui o principal método de informação das reações adversas. É através da notificação que são geradas novas informações sobre a segurança do medicamento. Sendo assim, a Anvisa solicita a contribuição de todos para que relatem a suspeita de um evento adverso utilizando o VigiMed (disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/vigimed)